Sobre a Blogueira

Minha foto
Gaúcha, gremista, falante, curiosa e mochileira. Falo de tudo um pouco sem grandes demagogias!
Feeds RSS
Feeds RSS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Foco na retenção de talentos

Mesmo com grande expansão e boas possibilidades de crescimento para economia brasileira, por que é tão difícil para as empresas manter seu quadro de funcionários mais competentes?

Um dos motivos é simples: As demais empresas estão sempre de olho em profissionais que dão mais e resultado não poupam em assesiá-los com propostas lucrativas para que esses mudem rapidamente de companhia.

Mesmo que muitas gerências saibam disso, ainda sim fecham seus olhos para sua grande rotatividade de trabalhadores. Esquecem que certos conhecimentos estratégicos vêm da cabeça e das experiências daquele profissional e isso não está escrito em manuais. Essas empresas têm muito a perder com esse tipo de postura.

O vai e vêm de pessoas muitas vezes prejudica a imagem da organização, afasta possíveis novos talentos e também pode revelar um clima organizacional destrutivo e sem perspectiva de crescimento aos funcionários.

Para que os bons profissionais queiram permanecer em uma organização é necessário que alguns dos itens abaixo (para não dizer todos) sejam seguidos:


- Gestores que orientem e inspirem seus funcionários; Principalmente estes devem ser o mais bem treinados e recompensados, pois são os meios de ligação entre os diferentes níveis de trabalhadores no contexto organizacioanl;
- Ofereçam boas condições de trabalho;
- Cultivem o bom clima organizacional;
- Estimulem a criatividade e autonomia;
- Possuam identidade organizacional clara, com valores e missões bem definidos;
- Boas perspectivas de evolução dentro da empresa;
- Remunerem de forma justa e atrativamente;

4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Destes fatores que citou, qual considera mais importante? Sem dúvida eu considero o 'Gestores que orientem e inspirem seus funcionários'. Um líder para nos fazer acreditar que vale a pena, é tudo que precisamos :D

Mateus
@ocappuccino

Andrezza Nascimento disse...

Concordo plenamente contigo Mateus, porém além de alguém que me inspire, também tenho que pensar em algo que "recompense" meus conhecimentos, esforços e desejo de permanecer na empresa. Neste caso também considero importante a remuneração justa, para que não surja a vontade de migrar para outra organização.

Ocappuccino.com disse...

Mas pesquisas comprovam que a remuneração não é a forma mais adequada de recompensar o funcionário. Olha este vídeo > http://aquintaonda.blogspot.com/2009/10/quando-o-incentivo-monetario-nao.html

Mateus
@ocappuccino

Andrezza Nascimento disse...

Bem legal o vídeo Mateus, talvez agora eu pense de uma forma um pouco diferente, mas não podemos ser "hipócritas" em dizer que salário justo não nos atrai...hahahaa.

Obrigada pela sugestão do post ;)
Abraços
@dree_nascimento

Postar um comentário